Self portrait. Guilherme Costa, 2013.

Self portrait. Guilherme Costa, 2013.

Bio

Fotógrafo e diretor de Fotografia, sou um curioso por tecnologia. Depois de 8 anos trabalhando como fotógrafo still com foco no mercado corporativo, resolvi mudar um pouco minha carreira e fui estudar cinema na UCLA em Los Angeles.

Iniciei meu certificado em Cinematography na UCLA em 2015, logo no início do curso comecei um estágio no YouTube Space, em um canal sobre notícias da indústria automobilística. Gravei em diversos lugares dos EUA, como Portland, New York, Wisconsin, Malibu e até na fábrica da Bentley na Inglaterra. Toda a pós-produção do programa era feito no YouTube Space LA, e tive a oportunidade de conhecer outros canais e a operação do estúdio vitrine do YouTube.

Meu segundo estágio foi em uma das melhores locadora de câmeras de Los Angeles: a Abelcine, onde tive o contato com as melhores câmeras utilizadas hoje no cinema e na TV. Como estagiário na área de treinamento da empresa, atendi a diversos curso de câmera e também trabalhei na área de Controle de Qualidade da área de locação.

Também atendi a workshops como Grip na Mole-Richardson, no estúdio usado para treinar alunos das escolas de cinema de Los Angeles. A Mole é o fabricante de luz mais tradicional de Hollywood, recebeu um Oscar técnico em 1935 pela adaptação da lente fresnel, usadas em sinalizadores marítimos, para as luzes de cinema, e depois disso foram mais 3 Oscars técnicos.

Depois de finalizar meus estudos na UCLA, fui contratado pela NYFA (New York Film Academy) em Los Angeles para trabalhar como Consultor Técnico. A NYFA é uma escola que vem construindo sua reputação com cursos de abordagem prática, e hoje é a escola que possui o maior número de câmeras a disposição dos alunos na Califórnia. São mais de 15 REDs (Dragon e Scarlet), 4 Arri 35mm, algumas Canons C100, dezenas de 5Ds e um armazém só para G&E.

Minha função como TA (Technical Advisor), era de ajudar os estudantes nos dias de produção, e mais importante, ser o responsável em campo pela segurança dos alunos e integridade do equipamento, bem como ajudar no Controle de Qualidade dos kits de cinema quando retornava tudo para a escola.

Tive um experiência prática e bem proveitosa em Hollywood, que adicionou em muito minha experiência teórica do curso de cinematografia, e estou de volta ao Brasil para aplicar o que aprendi e fazer filmes.

- See ya!
 

guicosta.photo@gmail.com

M: +55 (21) 96881-9383